Welcome.

All comments, thoughts and ideas are very welcome in English, Spanish, French, German ... even in Portuguese!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Berlin


06.09 segunda. Cheguei em Berlin e encontrei minha amiga e mestra Rita Böhm na plataforma. Eu não a via há mais de 10 anos depois que ela mudou-se do Brasil para os EUA e depois para a Alemanha. Impossível pensar em não encontrá-la durante esta viagem. Berlin não é rota do Reno mas eu quis desde o início inclui-la no roteiro. Foram 8 horas de viagens e contei com o apoio da Christina e do Helmann na compra dos bilhetes na estação de Köln. Comprar passagem de trem por aqui é algo preciso e complexo. Ainda preciso de um tempo para me entender. No trem para cá o funcionário que controla os bilhetes dos passageiros se referiu a mim num alemão incompreensivel e não tinha jeito de me fazer entender. Depois de mostrar as passagens, minha e da bike, apresentei também o passaporte e ele resolveu pedir meu bank card. O que? O cartão do banco???? Bank Card! Bank Card!!! Ok. Eu abri minha carteira para mostrar meu cartão do Itaú, o cartão VISA, tava pronto para mostrar o bilhete único, o cartão da sulamerica ... Até que ele viu meio das minhas coisas o que ele queria. O Bahn Card, isto é, um protocolo do meu cartão de usuário de trem na Alemanha... Bahn Card não é Bank Card.

Fiquei no apartamento de Rita que é também o seu ateliê. Mas quando opera no modo ateliê o apartamento nao parece uma residência. Várias mesas, muitos livros, quadros por todas as paredes, papéis, tintas e pincéis para receber diáriamente alunos em turmas pela manhã e de tarde. Tem gente que chega a vir da França ou da Suiça para ter aula com ela. As quatro da tarde sentei para participar da primeira classe de sumi-e com Rita depois de muitos anos. Delícia. Paisagens, barcos, praias .. e fazia tempo que não me sentia tão feliz em rever uma pessoa querida. Já escrevi sobre Rita num post antigo do meu blog pessoal. Se quiser dê uma espiada para saber o que ela representa para mim. http://zerobueno.blogspot.com/2010/04/renina-e-rita.html

Rita Böhm

Tentei contato com o pessoal do Hub Berlin mas não consegui agendar nem um café. Escrevi, deixei o celular que estou usando na Alemanha mas não houve retorno. Até onde sei o Hub em Berlin está parado e estão discutindo sua retomada. Quase rolou um encontro com um cara do Hub Tel Aviv e seria demais, mas não rolou nada. Voltei meu foco para o sumi-e e para o aikido e foi fantástico.

7.09 terça. Rita foi uma super anfitriã. Me acomodou num canto improvisado do apartamento e estava ótimo. Pela manhã fiz nova aula e novas composições de paisagem. De tarde uma pedalada para conhecer a cidade, pelas avenidas e também pelos caminhos preferidos de quem conhece a cidade. Pedalando pelos canais, Berlin que tem alguns milhões de habitantes parece um parque. A lei que proíbe prédios com mais de 6 andares proporciona um paisagem gostosa, humana e não se vê a floresta de prédios a qual estamos acostumados em São Paulo.

Por falar em parque visitamos o Teargarten para uma cerveja e uma pausa no meio da tarde. Enquanto Rita fazia o pedido do lado de dentro eu fiz dois rabiscos na beira do lago. E estava contente com minha nova câmera, comprada minutos antes. Minha velha câmera, possivelmente enciumada com meus rabiscos no moleskine se rebelou e me deixou na mão. Quebrou em Köln e não teve negociação. Tinha a opção de ficar apenas com o bloquinho mas esta viagem não pode deixar de ser fotografada. Comprei também um mini-tripé porque as vezes fotografar a si próprio é meio embaçado...

De noite o primeiro treino. Mapa na mão e segui 7 km até o Dojo de Judith. Uma antiga fábrica com vários galpões, construída no começo do século passado. Hoje um espaço que reúne arquitetos, artistas, terapeutas e me lembrou muito o Sesc Pompéia. No 6º andar da ala 7 achei o Dojo que divide o espaço com outra escola de Aikido do Ki no Michi, uma linha criada pelo mestre Noro. Senti a qualidade do treino logo nos primeiros minutos. E não falo de técnicas, falo de uma atmosfera que também senti em Köln e Bonn. Mas havia na aula de Judith uma alegria e uma fluência que me cativou de imediato. Um tipo de energia que conheço e gosto. Depois fomos comer uma pizza, conversamos e voltei feliz pedalando por Berlin.

8.09 quarta. Nova aula de sumi-e com Rita e sempre endo apresentado como seu aluno brasileiro, mestre em Aikido, cruzando a Alemanha com sua bicicleta e seu bloquinho de desenhos.

Matando a saudade de Daia, Ziza e Toró...

9.09 quinta. Voltei para mais uma aula com Judith no seu Dojo. Às 8h15, nas quintas-feiras, ela oferece um treino especial de voz antes do Aikido. Eu até que quis participar mas a chuva fina e o frio às 7h da manhã me desanimaram. Me encapotei para seguir sob chuva para o treino das 9h00. Rita me emprestou sua calça foi perfeito chegar seco no seu Dojo. Judith me convidou para dividir com ela o treino e foi muito bom. Um treino leve, criativo, alegre e terminamos com aquela sensação de que já éramos amigos mas ainda não havíamos nos conhecido... Capisce? Depois fizemos nosso frühstuck num café português. Café Santos. E o garçon logo me perguntou se queria um galãozinho, ou seja, um pingado. Claro! Um de seus alunos também se juntou nesse café da manhã com sotaque brasileiro. Fantástico!

Com Judith no Café Santos

De noite convidei minha mestra Rita para um jantar especial. Um jeito de agradecê-la pela hospedagem na sua casa, pelas aulas de sumi-e, pela amizade e pela alegria de rever uma grande amiga. Fomos comer num italiano perto da casa dela e já era quase despedida de Berlin. Quero voltar para cá para passar umas duas semanas daqui um tempo. Para pintar, pedalar e voltar a treinar com Judith e seus alunos.

2 comentários:

  1. Ae Zé,

    Berlin é bom demais, não?!? Por que não parte pra Copenhaguen?
    Você já tem as coordenadas. rsrs

    Brincadeiras a parte, só indo a Berlin pra entender, né?! Aproveita bastantão, meu caro!!

    Abraços,

    JP & Evelyn

    ResponderExcluir
  2. Queridos

    Berlin é demais e dá vontade voltar para ficar umas duas semanas no mínimo.

    De lá segui para o sul onde já tinha agendado passagens por vários dojos. Logo logo eu atualizo os posts.

    As lampadinhas já estão na mala. :)

    Bjs e abraços

    ResponderExcluir